Deu no jornal #3: As raízes galegas dentro de cada um de nós

Ontem de manhã chegou a notícia na redação: a Galícia ganhou o Miss Universo. Adivinha qual foi a foto da primeira página do jornal de hoje?

lavoz240809

– Ué, mas não era venezuelana a menina que ganhou o concurso?

Claro. Mas descobri que um segredo não muito bem guardado, porque proclamado a sete ventos por aqui, é que todo mundo é galego.

Todo mundo mesmo. Martin Sheen nasceu aqui e emigrou. Seus filhos, ora, são galegos.

O inventor do pebolim é galego e há ainda uma controvérsia sobre a origem de Cristóbal Colón (ou Cristóvão Colombo), que muitos dizem ter nascido em Pontevedra.

Fernando Torres, o Niño da seleção espanhola, passava as férias na Costa da Morte e teve um filho com sua namorada galega. É, portanto, galego.

Dois dos cirurgiões que ajudaram no primeiro transplante de cara da Espanha são galegos, ainda que só um deles tenha nascido na Galícia.

O sangue revolucionário de Fidel Castro de onde vem? Daqui! Seu pai também é um emigrante. A Marina contou bem a história de como descobrimos que todos, provavelmente até eu e ela, e inclusive você, temos raízes aqui.

Seguindo este raciocínio, é galega Stefanía Fernández, a venezuelana de 18 anos coroada Miss Universo no domingo. Seus avós, como milhares de galegos, emigraram na década de 50 para a Venezuela. O casal retornou em 2001, mas a maior parte da família se encontra lá. E, segundo garantiu a avó da miss no jornal de hoje, todos os seus netos e bisnetos são lindos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s